quarta-feira, 29 de junho de 2016

MUNICÍPIO DE CAMPOS CAMPEÃO NA ARRECADAÇÃO DOS ROYALTIES E DAS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS



RENDAS DO PETRÓLEO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE E LAGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 2014 A 2016 
Inforoyalties Ucam


  O gráfico acima demonstra de forma detalhada a evolução da receita dos royalties e das participações especiais em valores reais, referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016, dos municípios da região Norte e Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Chama atenção exatamente os valores recebidos pelos municípios, principalmente no ano de 2014, cujo exercício pode-se considerá-lo como o derradeiro no que diz respeito à abundância de recursos financeiros.
No caso do município de Campos que recebeu no ano de 2014, o percentual de 120,70% superior ao segundo lugar no ranking de arrecadação do ano, o município vizinho de Macaé. Ocorre pura ironia do destino. O município de Campos, o que mais arrecadou e arrecada as rendas do petróleo encontra-se literalmente falido.  Foi no exercício fiscal de 2014 que se dá a sua insolvência financeira.  Ano em que o chefe do poder executivo municipal contraiu o primeiro empréstimo no mercado financeiro local, posteriormente, mais dois empréstimos.
Estamos, assim, diante de um fantástico e inusitado paradoxo, o município que mais arrecada as rendas do petróleo é o único município, que se endividou por mais de uma década. Lamentável!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário