quarta-feira, 8 de março de 2017




PIB Nosso de Cada Ano

O resultado do Produto Interno Bruto da Economia (PIB), do ano de 2016, apresentou resultado negativo de 3,6%. Os setores da economia que sofreram maior retração foram à agropecuária em -6,6%, o de serviços em -2,7% e o segmento industrial em -3,8%.

Inegavelmente, a recessão vivida no ano de 2015 e no ano de 2016 teve a sua causa na política econômica temerária praticada nos últimos anos pelo governo do PT/PMDB. Tal política tinha o viés desenvolvimentista, com forte utilização da política fiscal, elevação dos gastos públicos, juntamente, com as respectivas renúncias fiscais concedidas aos empresários, cujo objetivo delas, residia na indução do fomenta a produção de bens e serviços, combinado também com a política monetária expansionista, oferta fácil de crédito financeiro, inclusive por parte do BNDES, aos grandes grupos econômicos nacionais.

Não se condena neste espaço, a política desenvolvimentista, pois, se ela for bem implementada, eivada de responsabilidade fiscal os sucessos decorrente dela, podem ser os melhores, como os agentes econômicos viveram e sentiram nestes últimos anos antecedentes ao ano de 2014, as suas boas consequências.

O erro do PT/PMDB estava exatamente na falta de responsabilidade em realizar os ajustes necessários e devidos, no momento em que se percebia que o modelo econômico, estava se exaurindo. Ou talvez, a equipe econômica da época tivesse percebido, porém, a agenda política do país atropelou a agenda econômica, como via de regra, ocorre frequentemente na história do Brasil.

Dentro deste contexto de recessão de mais de 7% em dois anos, acho difícil o PIB do ano de 2017, crescer em torno de 1%, conforme propalado por várias fontes do governo federal. Em nossa opinião, deve se fechar este ano no zero a zero, ou até mesmo, repetir outra recessão. Obviamente, a torcida que fazemos não corrobora com a nossa previsão. Vamos aguardar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário