sexta-feira, 10 de março de 2017





SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO DE JANEIRO 2016/2017  

Fonte: MTE/CAGED


Ao se analisar o mercado de trabalho dos principais municípios pertencentes à bacia petrolífera de Campos, com base nos dados acima coletados pelo MTE/CAGED. Verifica-se, clara, melhora dos números dos empregos formais, a despeito do quadro da empregabilidade regional se encontrar ainda negativo, apenas, o município de Rio das Ostras no comparativo de janeiro de 2016/2017, sofre elevação do seu número de demitidos.

O município de Campos, em janeiro de 2016 desempregou 971 trabalhadores com a carteira assinada. Neste mesmo período, em janeiro de 2017, este quantitativo, reduz, atingindo, assim, o patamar de 381 postos de trabalhos formais a menos.

O município de Macaé, o mercado de trabalho, também, reage positivamente. No ano de janeiro de 2016 a redução dos postos de trabalhos formais ficaram em menos 834. Enquanto, em janeiro do ano de 2017, o saldo líquido do emprego negativo formal destruído atinge a 230 trabalhadores.

No município de Rio das Ostras, o cenário do mercado de trabalho, se comporta diferentemente dos demais municípios.    Em janeiro do ano de 2016 o quantitativo de desempregados ficou em menos 181 trabalhadores. Já em janeiro de 2017, estes números pioraram, ocorrem elevações do saldo líquido negativo dos empregos, em 354 trabalhadores a menos com a carteira assinada.

O município fronteiriço de São João da Barra, a conjuntura da empregabilidade sofre melhora, como se pode vislumbrar através do gráfico acima. Em janeiro do ano de 2016, a economia sanjoanense destruiu 96 postos de trabalho, enquanto em janeiro do ano de 2017, este quadro de adversidade diminui. O desemprego no município se restringiu ao quantitativo de 62 trabalhadores a menos. 

Percebe-se, todavia, neste ano de janeiro de 2017, uma inversão e melhora na curva do desemprego na região. De certa forma isto se constitui, alento, para as respectivas economias dos municípios analisados. Que bom!          


Nenhum comentário:

Postar um comentário