segunda-feira, 17 de abril de 2017


Comparativo da Receita do IPTU, ISS, ITBI dos Exercícios Financeiros de 2016/2015 em Valores Reais INPC(IBGE)   


Fonte: prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Após a publicação da execução orçamentária e financeira da Prefeitura Municipal de Campos, do ano de 2016, pode-se, a partir destes números fazer uma análise comparativa entre os exercícios financeiros de 2016 e o de 2015, de forma anualizada, da receita própria municipal em valores reais.

Como se observa através do gráfico acima, a receita do IPTU do ano de 2016 teve ligeira elevação de 0,87% em relação ao ano de 2015.

No que tange a receita arrecadada do ISS, a queda dos valores arrecadados atingem a variação percentual de 8,48%. Esta variação reflete, todavia, o cenário recessivo que ora vive a economia brasileira e a economia municipal. Em virtude do ISS constituir um tributo que incide sobre a atividade de prestação de serviços, tanto das empresas como das pessoas físicas. O desaquecimento do sistema econômico local, obviamente, afeta de forma negativa esta receita decorrente das vendas de serviços.

O mesmo comportamento dependente do aquecimento da economia ocorre com o ITBI. Imposto que reflete o volume de negócios na compra e venda de imóveis no município. Como este setor sofre, também, desaceleramento das suas atividades a curva de arrecadação ficou negativa, porém, em percentuais irrisórios. Como se verifica, no ano de 2016 em relação ao ano de 2015, a queda percentual representou apenas 2,07%. Poderia ter sido maior em face do decadente quadro econômico, que hoje, aflige a nossa economia. Basta se locomover pelas ruas principais do centro comercial de Campos que se constata vários estabelecimentos econômicos fechando as suas portas por falta de compradores. Infelizmente!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário