sexta-feira, 7 de abril de 2017

CONTAS DO 1º BIMESTRE DO GOVERNO RAFAEL DINIZ



PESSOAL E ENCARGOS X INVESTIMENTOS EM VALORES REAIS - INPC (IBGE) - 1º BIM 2017/2016

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos-RJ

O gráfico acima registra os valores executados financeiramente no orçamento de 2017/2016 de forma comparativa, referentes, as despesas com a folha de pessoal e os encargos sociais, juntamente, com as despesas dos investimentos. 

Observa-se, no que tange ao item folha de pessoal crescimento bimestral de 1,1% do ano de 2017 em relação ao ano de 2016. Esta elevação financeira reside no crescimento vegetativo da folha, fenômeno natural, relacionados às vantagens pecuniárias auferidas pelos servidores públicos estatutárias, como a guisa de exemplo, os valores dos triênios e de outros benefícios.

Em relação aos investimentos, classificados pela contabilidade pública, como despesa de capital, pode-se afirmar que no bimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, a retração foi significativa. A queda desta despesa relevante do ponto de vista da agregação de valor a economia local, chegou ao percentual de 95,35%. Fato que considero dentro da normalidade de um governo que se inicia.

As primeiras medidas, via de regra, tomadas pelo governante quando assume as suas funções administrativas, relacionam-se a suspensão de alguns dos pagamentos, tendo em vista a sua necessidade de tomar conhecimento dos pontos fortes e fracos que envolvem a administração. Logo, a primeira despesa a sofrer sacrifício ou suspensão provisória, diz respeito aos aportes financeiros na rubrica investimentos. Sobretudo, no caso da prefeitura de Campos, cujas contas públicas herdadas pelo atual governo estavam totalmente desequilibradas.

Com certeza, tudo indica, a partir das contas do segundo bimestre a curva dos investimentos começará a inverter a sua trajetória de decrescimento. São os votos do povo campista que acredita no grupo político que ocupa a administração municipal, nesta conjuntura de turbulência econômica e financeira nas diversas escalas de poder. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário