quinta-feira, 22 de junho de 2017

JANEIRO A MAIO DE 2017 O QUADRO DA EMPREGABILIDADE MELHORA NOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DA BACIA DE CAMPOS




 EVOLUÇÃO DO EMPREGO DE JANEIRO A MAIO DE 2017/2016 DOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DA BACIA PETROLÍFERA DE CAMPOS 
Fonte: MTE/CAGED

De acordo com os dados publicados no dia vinte de junho de 2017, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego/CAGED, sobre o saldo líquido do emprego gerado no mês de maio de 2017.

Pode-se, observar, no recorte de tempo de janeiro a maio de 2017, significativa recuperação das contratações da mão de obra nos principais municípios, do ponto de vista econômico, da Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, em relação ao mesmo período do ano de 2016.

No caso do município de Campos, por exemplo, o saldo líquido do emprego de janeiro a maio de 2017 ficou positivo em 1.349 postos de trabalhos gerados. No ano passado, o cenário era adverso ou o saldo líquido era negativo em 2.140 empregos. Importante ressaltar, o quantitativo do emprego no mês de maio no nosso município, sofre influência direta do início das atividades econômicas do setor sucroalcooleiro. Portanto, há dentro da realidade da economia campista, o fator denominado de sazonalidade.

No que tange ao município de Macaé, a despeito, dos números dos empregos estarem ainda negativos, verifica-se, também, expressiva recuperação econômica local, puxada, obviamente, pelo segmento da atividade petrolífera. Em maio de 2017 foram destruídos em Macaé 3.453 postos de trabalhos, no mês de maio de 2016, a redução do saldo líquido do emprego atingiu o numerário de 6. 325.

No município de Rio das Ostras, o saldo líquido do emprego, encontra-se positivo, no mês de maio do ano de 2017 em 83 empregos, ao contrário, do mês de maio do ano de 2016, quando se encerrou o mesmo período, totalizando redução do número de empregos de 1.052. A economia de Rio das Ostras sofre influência da atividade do petróleo, no entanto, o segmento econômico de melhor desempenho nestes primeiros cinco meses do ano de 2017, refere-se ao da Construção Civil, cujo saldo positivo do emprego ficou em 276 trabalhadores a mais com a carteira assinada.

Em relação ao município de São João da Barra, o quadro da empregabilidade de janeiro a maio do ano de 2017, fica positivo em 70 empregos, em contraposição, a janeiro a maio do ano de 2016, cujo cenário municipal do emprego, representou eliminação de 366 postos de trabalhos. Destaca-se, no município sanjoanense, o segmento da atividade econômica de serviços, no período de janeiro a maio de 2017, gerou o quantitativo de 361 empregos, ligados, obviamente, ao empreendimento do Porto do Açu.

Por derradeiro, baseado nos dados do emprego do CAGED de maio de 2017, pode-se afirmar, a região esboça o sua recuperação econômica. Que Bom!      




Nenhum comentário:

Postar um comentário