quarta-feira, 7 de junho de 2017

BALANÇO ORÇAMENTÁRIO DO GOVERNO ROSINHA X GOVERNO RAFAEL DINIZ




PESSOAL E ENCARGOS X INVESTIMENTOS
1º QUADRIMESTRE DO ANO DE 2017/2016 - VALORES REAIS - INPC- (IBGE) 
Fonte: Orçamento PMCG

Ao se comparar o primeiro quadrimestre do ano de 2017 em relação ao mesmo período do ano de 2016, no que tange a despesa relativa à folha de pessoal e os seus encargos. Observa-se, elevação desta despesa corrente em 5,6%.

No caso da despesa de capital, especificamente, os investimentos, como se encontra registrado no gráfico acima, a redução foi significativa. A queda de janeiro a abril de 2017 em relação a janeiro a abril de 2016 atingiu o patamar de 98,03%.

Estes números retratam a restrição orçamentária e financeira da PMCG, no primeiro quadrimestre do ano de 2017, do início do governo Rafael Diniz, cujo propósito segundo relatos do próprio governo, priorizou o pagamento de pessoal em detrimento dos investimentos. Suspendeu alguns contratos em razão da elaboração de auditorias necessárias para que os Secretários conhecessem efetivamente a máquina pública. E a sociedade campista o triste legado do estoque de dívidas deixado pelo governo Rosinha.  

Acho que a partir da publicação dos números do balanço orçamentário do terceiro bimestre, a conjuntura sobre, a curva de investimentos, poderá surgir dentro de um perfil mais otimista. Afinal de contas, a economia da cidade está parada necessitando dos relevantes investimentos do setor público municipal, no sentido, de aquecer a demanda por bens e serviços.  Estamos na torcida.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário