terça-feira, 13 de junho de 2017

PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO ABAIXO DOS 50 DÓLARES



                          Preço do Petróleo Abaixo dos 50 dólares



Duas decisões geopolíticas impactaram negativamente o preço do barril do petróleo, hoje, ele se encontra abaixo dos 50 dólares. A primeira refere-se à saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, a segunda, diz respeito à Arábia Saudita e ao Egito, cujas relações diplomáticas e comerciais com o Catar foram cortadas.

Em relação aos Estados Unidos, o rompimento do Acordo Climático, fez o mercado interpretar tal movimento, como a possibilidade de elevação da produção de petróleo americana e de gás natural, dando prioridade, aos combustíveis fósseis de viés altamente poluente.  Além de suspeitar do governo Trump, sobre uma possível suspensão dos subsídios relativos aos combustíveis verdes.

No caso do Catar, a tensão no Oriente Médio poderia crescer por conta do seu acolhimento a grupos terroristas extremistas, juntamente, com a sua aproximação ao Irã. E uma possível guerra contra a Arábia Saudita. Este cenário nebuloso e turbulento poderia culminar na instabilidade política e econômica do Oriente Médio.

Todavia, analistas do setor de petróleo, mais otimistas, descartam este cenário. Acham que o Catar não teria condições bélicas para enfrentar a Arábia Saudita, muito menos, influenciar o preço do mercado mundial do petróleo, devido a sua pequena produção petrolífera. 

Vamos torcer para que o barril de petróleo volte ao seu patamar de preços acima dos 50 dólares. Caso contrário os reflexos serão negativos sobre os orçamentos públicos das prefeituras petrorrentistas, do ponto vista financeiro. Infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário