terça-feira, 25 de julho de 2017

TAXA SELIC EM UM DÍGITO



                                   
Valor da Selic
Fonte: Banco Central
Os agentes econômicos aguardam ansiosamente, o anúncio da nova Taxa Selic por parte do Comitê de Política Monetária (COPOM), do Banco Central. O mercado em geral, espera que a partir de amanhã ela esteja fixada em apenas um dígito. Como ocorreu no governo da presidente Dilma.

A aludida taxa em tese, serve para balizar todas as taxas de juros do sistema econômico. Seja a do cheque especial, seja a do cartão de crédito, como, também, em todos os tipos de transações financeiras envolvendo a rede bancária.

Importa ressaltar, não basta apenas o Banco Central fazer a sua parte. Na hora em que os bancos fixam a taxa de juros das suas respectivas intermediações financeiras, há outra relevante variável, considerada, o risco da transação oferecido à instituição financeira. Como a guisa de exemplo, a capacidade de pagamento dos agentes que resolvem tomar o crédito. Se o tomador representar alto risco à rede bancária a sua taxa de juros será elevada e vice-versa.


Em razão da variável risco encontrar-se muito presente, na atual conjuntura, em virtude da inadimplência e do alto endividamento das famílias, os bancos ficam impossibilitadas de reduzir as taxas de juros na ponta. Por conta disto, tudo indica, a curva dos juros continuará alta na economia brasileira. Infelizmente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário