segunda-feira, 17 de julho de 2017

ECONOMIA MACAENSE REDUZ O NÍVEL DE DESEMPREGO EM MAIO DE 2017


SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO POR SETOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA - MAIO DE 2017/2016- MUNICÍPIO DE MACAÉ 

Fonte: MTE/CAGED
Através dos dados da evolução do emprego por atividade econômica do município de Macaé, publicado, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego/CAGED, no dia 20 de junho de 2017.

Verifica-se, ao se comparar o mês de maio de 2017 em relação ao mês de maio de 2016, redução significativa do nível de desemprego na economia macaense. Este comportamento favorável da dinâmica do mercado de trabalho, indica claramente, a recuperação do nível de atividade econômica local. Os diversos segmentos econômicos do município começam a retomar as contratações de mão de obra. Uma boa notícia para a região do Norte Fluminense.

A guisa de esclarecimento, conforme a tabela acima, no mês de maio do ano de 2016, a destruição total de empregos alcançou o quantitativo de 1.116 trabalhadores, detentores de carteira assinada. Importa salientar, o segmento econômico que mais desempregou foi o de serviços, figurando na estatística com o saldo negativo de menos 500 trabalhadores.

Já no ano de 2017, no mesmo período, o mês maio, o saldo líquido da empregabilidade, embora esteja ainda negativo, pode-se afirmar que os números melhoraram. O patamar de desemprego total restringiu-se a casa dos 465 trabalhadores formais. Bem abaixo do ano passado. O segmento econômico que mais contribuiu para que a curva de desemprego se mantivesse negativa, foi o da extração mineral. As demissões neste setor atingiram a 175 trabalhadores formais.


Agora, diante destes números, resta torcer para que eles se consolidem numa tendência de recuperação da atividade econômica, não seja apenas, um aquecimento da demanda agregada de forma pontual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário