terça-feira, 18 de julho de 2017

MERCADO DE TRABALHO DOS MUNICÍPIOS PETRORENTISTAS ENCERRA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 GERANDO EMPREGOS




SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2017/2016
Fonte: MTE/CAGED

Os municípios petrorentistas da Região Norte Fluminense podem comemorar o resultado do cenário favorável da pesquisa divulgada no dia 18 de junho de 2017, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego/CAGED. Em razão, do saldo líquido positivo do emprego no primeiro semestre do ano de 2017, ao contrário, do mesmo período do ano passado, quando, os números da empregabilidade na região vieram todos eles significativamente desfavoráveis, conforme registrado no gráfico e na tabela acima. A despeito, ainda, do município de Macaé e o de Rio das Ostras exibirem saldos líquidos negativos, o fantasma do desemprego sofre profunda redução.

A título de esclarecimento, o mercado de trabalho no município de Campos no período de janeiro a junho do ano de 2017, gerou o saldo líquido de 1.658 empregos com a carteira assinada. No mesmo período do ano de 2016, este saldo ficou negativo, em 1.594 desempregados. Apesar de no caso específico do município de Campos, os dados da empregabilidade estarem impulsionados pelo início da safra do setor sucroalcooleiro. Todavia, resta ressaltar, no ano passado a crise econômica na região estava tão feroz, que os números vieram negativos. A sazonalidade da cana de açúcar atividade tradicional do município, não foi capaz de impactar os números de forma positiva.

O município vizinho de Macaé, o saldo líquido do emprego se encontra negativo no semestre de 2017 em 3.733 trabalhadores formais. Entretanto, a crise  econômica brasileira que se abateu sobre o segmento da indústria petrolífera no ano passado, provocou neste mesmo semestre, estrago bem maior. Só para se ter uma idéia, no ano de 2016, 7.623 trabalhadores foram demitidos. Elevando, com isso, o custo social no município. De qualquer forma a redução do desemprego na economia macaense, na atual conjuntura, já demonstra uma recuperação do setor do petróleo.

O município de Rio das Ostras, também constrói os fundamentos da sua economia baseado na indústria petrolífera, desfrutando, obviamente, do privilégio de está ao lado da economia de Macaé. Por conta da sua localização, absorve algumas das empresas da atividade petrolífera.  Encerra o primeiro semestre do ano de 2017, com o desemprego em apenas 146 trabalhadores, ao contrário, do ano passado quando de janeiro a junho, o desemprego apresentou o saldo líquido de 1.256 trabalhadores formais.

No que tange a economia sanjoanense, o mercado de trabalho do primeiro semestre do ano de 2016 destruiu 648 empregos. Em janeiro a junho de 2017, o quadro do desemprego se inverteu. O município gera 98 empregos com a carteira assinada em seis meses.

Diante do contexto exposto, pode-se afirmar as quatro economias mais importantes da bacia do petróleo, entrará no segundo semestre do ano de 2017, dentro de boa perspectiva para os seus agentes econômicos. Acho que os tempos amargos ficaram para trás!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário