quarta-feira, 19 de julho de 2017

Junho do ano de 2017, significativa melhora na recuperação dos postos de trabalhos, apenas, nos municípios de Macaé e no de São João da Barra.


SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO DO MÊS DE JUNHO DE 2017/2016 DO MUNICÍPIOS DE CAMPOS, DE MACAÉ, DE R. DAS OSTRAS E DE S. JOÃO DA BARRA

Fonte: MTE/CAGED

A se analisar o comportamento do mercado de trabalho dos principais municípios da Bacia Petrolífera de Campos, nos últimos doze meses, através dos dados do Ministério do Trabalho e do Emprego/Caged.

Constata-se, no mês de junho do ano de 2017, significativa melhora na recuperação dos postos de trabalhos, apenas, nos municípios de Macaé e no de São João da Barra.

O mercado de trabalho em Macaé no mês de junho de 2017 encerra o mês com o saldo líquido de 448 desempregados, neste mesmo período do ano de 2016, o desemprego estava maior, exigindo o sacrifício de 886 trabalhadores.

No que tange ao município de São João da Barra, no mês de junho de 2017 foram gerados 27 empregos, ao contrário, do ano de 2016, quando, o desemprego formal atingiu o quantitativo de 279 trabalhadores. Uma boa notícia para a cidade.

No município de Campos, por exemplo, as contratações sofreram redução, a despeito do início da safra do setor sucroalcooleiro, no mês de junho do ano de 2017. O saldo líquido ficou em 291 empregos formais, contra, 530 empregos gerados no mesmo período do ano de 2016.

Em Rio das Ostras o nível do desemprego formal se elevou. No mês de junho de 2017 foram destruídos 231 empregos, no ano de 2016, a eliminação dos empregos foram menores, em menos 186 trabalhadores detentores da carteira assinada, conforme, pode se observar no gráfico e na tabela acima.

Importante deixar claro, ao se finalizar a presente análise, quando o objeto de estudo do mercado de trabalho se limita ao recorte de tempo dos últimos doze meses, ou seja, junho de 2017 comparado a junho de 2016. Os números do mercado de trabalho demonstram-se desfavoráveis a nossa região. O mesmo não ocorre na conjuntura de análise semestral, realizada, pela publicação do estudo de ontem neste Blog.

Todavia, urge necessário, esperar a publicação dos números do emprego futuro pelo CAGED, sobretudo, em relação ao mercado de trabalho da economia de Campos, em virtude da contaminação dos dados, pela sazonalidade da safra canavieira. Vamos aguardar e torcer por reversão do cenário tímido de aquecimento das atividades econômicas dos municípios eleitos neste estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário