sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CONSUMO DAS FAMÍLIAS PUXA CRESCIMENTO DO PIB DO SEGUNDO TRIMESTRE



PIB DA ECONOMIA BRASILEIRA DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017 (ABRIL, MAIO, JUNHO)  VARIA 0,2% EM RELAÇÃO AO  1º TRIMESTRE E CHEGA  A R$ 1,6 TRILHÃO

Fonte: IBGE


O Produto Interno da economia brasileira (PIB), do segundo trimestre (abril, maio, junho) do ano de 2017, teve tímido crescimento de 0,2%, ao se comparar com o trimestre anterior (janeiro, fevereiro, março, ) deste ano.

O aludido crescimento econômico, foi puxado pelo consumo das famílias de 1,40% no trimestre, como demonstra a tabela acima. Enquanto os demais setores da economia sofreram encolhimento, com os seus índices registrando variação percentual negativa, exceto a agricultura, cujos números fecharam em zero por cento. Ou seja, não encolheu e nem cresceu.    

A taxa de investimento trimestral da economia brasileira fica no patamar de 15,5% e a de poupança em 15,8%.

Todavia, importa salientar, dentro dos dados divulgados hoje pelo IBGE, o PIB continua negativo ou recessivo em 1,40%, quando se compara, os quatros quadrimestres acumulados anteriores. Uma espécie de comparação anual. Isto, não quer dizer que o PIB do ano de 2017 chegará a dezembro negativo. Há possibilidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário