sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ECONOMIA BRASILEIRA E A DO ESTADO MELHORAM O QUADRO DA EMPREGABILIDADE A DE CAMPOS PIORA



SALDO LÍQUIDO DO EMPREGO FORMAL DO MÊS DE AGOSTO DE 2017/2016 DOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DA BACIA PETROLÍFERA DE CAMPOS 

Fonte: CAGED/Ministério do Trabalho

Como pode se observar em face dos dados da pesquisa realizada pelo CAGED, a respeito do saldo líquido do emprego formal do mês de agosto de 2017, divulgada ontem.

O município de Campos constitui, atualmente, o único município da bacia petrolífera, cuja eliminação dos postos de trabalho, sofreu aumento. Como a guisa de exemplo, constata-se no ano de 2016, a demissão de 392 trabalhadores formais, no ano de 2017, o quantitativo de desempregados encerra o mês de agosto, no patamar de menos 564 postos de trabalho.

Ressalta-se, todavia, este quadro negativo do nível de atividade econômica municipal, ocorre, por sua vez, dentro da conjuntura de recuperação da economia, tanto a nível nacional onde o saldo líquido do emprego formal apresenta-se positivo em 35.457 trabalhadores em agosto de 2017, contra a demissão de 33.953 trabalhadores no mesmo período de 2016. Como a nível estadual, a despeito da economia fluminense, encontrar-se ainda, exibindo o seu saldo líquido do emprego formal de agosto de 2017 negativo em 3. 400 empregos, porém, já demonstra recuperação, em relação ao saldo líquido negativo de 2016 de 28.321.

A pequena melhora dos indicadores econômicos da economia nacional como da economia estadual, não refletiram de forma positiva sobre a economia local. Por conta, obviamente, de diversos fatores, o principal, reside na redução dos investimentos públicos sejam municipais como os estaduais decorrente da queda da receita dos royalties e das participações especiais, conjugados, aos pagamentos atrasados da folha de pessoal estadual, variável de fomento da atividade comercial e a de serviços, segmentos relevantes do nosso sistema econômico.

Acrescenta-se ao contexto, como já divulgado em estudos anteriores, a safra do setor sucroalcooleiro, sustentava sazonalmente, a melhora no indicador do emprego de Campos. A sua finalização, produz impacto negativo sobre a curva do emprego formal, como conseqüência, os empregos tendem a desaparecer. É exatamente o que estes números tentam explicar.

Em relação aos demais municípios como o de Macaé, o de Rio das Ostras e o de São João da Barra, o saldo líquido formal da empregabilidade fecha o mês de agosto de 2017 positivo, respectivamente em 682, 63 e 49 empregos formais, conforme registrado no gráfico e na tabela acima. Em sintonia com o pequeno alento da economia nacional e a da estadual. Pura realidade! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário