segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ESTUDO DO PROFESSOR ALCIMAR DAS CHAGAS RIBEIRO




A difícil situação orçamentária de Campos dos Goytacazes em 2017

Os números da execução orçamentária em Campos dos Goytacazes, no primeiro semestre deste ano, não são nada animadores. Conforme dados do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), o município contabilizou um déficit de 3,22% das receitas orçamentárias realizadas no semestre. As despesas com pessoal e encargos representaram 61% das receitas correntes realizadas, percentual superior a determinação da lei de Responsabilidade Fiscal, enquanto o restante do custeio chegou a 42% das receitas correntes. 
Enquanto as despesas correntes apresentam dificuldade de controle, as receitas próprias ficam estabilizadas. As receitas tributárias realizadas no semestre no valor de R$115,1 milhões, representaram somente 24,1% das despesas com pessoal e 35,3% das outras despesas de custeio.
Um outro dado importante é que dado o avanço relativo das despesas correntes, o município perdeu totalmente a capacidade de investimento. O valor alocado em investimento somou somente R$575,2 mil no semestre, o que equivale a 0,07% das receitas correntes realizadas no mesmo período. 
Situação drástica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário