quinta-feira, 30 de novembro de 2017

IPTU DA PREFEITURA DE CAMPOS DE 2018 PODERÁ ABALAR AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO MUNICÍPIO





Quando Chegar o Carnê do IPTU de 2018

Ontem à noite os vereadores da base governista, do prefeito Rafael Diniz, protagonizaram a aprovação do aumento do metro quadrado do terreno, um dos fatores da planta genérica de valores, responsável, pela majoração do IPTU, a partir do exercício fiscal de 2018.

Infelizmente, não tive ainda a oportunidade de analisar o aludido projeto. Todavia, acho que a elevação relativa a um dos fatores da planta genérica repercutirá expressivamente nos demais fatores, onerando, sim, o valor final do imposto a ser recolhido pelo contribuinte campista, tão aviltado, como todo brasileiro pela escorchante carga tributária que se paga hoje no país. Sem contrapartida plausível em políticas públicas, em diversas áreas de competência da Administração Pública.

Na conjuntura econômica, adversa, ora enfrentada pelo município de Campos, de retração das suas atividades comerciais e de serviços, acompanhada, por sua vez, de crescente desemprego em outros diversos segmentos econômicos, constitui-se inaceitável qualquer elevação de impostos.

Oportuno salientar, quando o poder público, no caso em tela à prefeitura, através de mecanismos de política fiscal, retira ainda mais renda dos agentes econômicos, promove, sim, ajuste fiscal de viés contracionista. Ou seja, se atualmente, o sistema econômico local, enfrenta significativo custo social, em razão da desaceleração do nível da atividade econômica, cujas conseqüências desagradáveis, deságuam no fechamento de várias lojas pela cidade, conjugada ao desemprego crescente. No ano que vem a tendência, obviamente, será de piora no quadro econômico municipal.

Afirmar, como afirmou um dos vereadores da base governista do prefeito Diniz, "o Centro de Campos, considerado uma das relevantes zonas fiscais do município, devido o seu potencial econômico, foi preservado. Em razão deste fato, o discurso sobre a redução da empregabilidade torna-se inócuo". Lego engano, ilustre vereador. Talvez, Vossa Excelência, tenha esquecido a atividade empresarial de Campos, não se concentra, apenas, no Centro tradicional. Estão disseminadas por vários bairros da nossa cidade.

Por fim, a população só sentirá o impacto da elevação do IPTU, exatamente, no momento em que os carnês chegarem as suas casas. Não sei se o governo municipal suportará as pressões decorrentes do seio da sociedade civil organizada. Via de regra, a experiência de governos passados, são de recuo por parte dos governantes. Inclusive, a população por ficar tão indignada, se desloca até a residência do prefeito com os seus respectivos carnês, no intuito de reclamar. Vamos aguardar, muitas emoções acontecerão no ano que vem.

        

Um comentário:

  1. A cidade foi saqueada todos esses anos, nada foi feito, meu bairro não teve uma melhoria sequer, é esquecido pelo poder público, não temos esgoto, o calçamento das ruas é péssimo, na chuva é lama, na seca e muita poeira. Não temos calçadas e as pessoas precisam dividir espaço com carros ou andar no meio do mato e sujeira onde deveria ter calçada,nas poucas ruas asfaltadas as lombadas sequer são pintadas e não tem sinalização nem uma. Tem ruas com buracos que as tornam intransitáveis.sem falar nos terrenos baldios com mato e sujeira. A rua que fica paralela à Pres. Kennedy nem esse calçamento porco tem, ficamos na lama e terra. Em fim nós moradores do Novo Jockey deveríamos ser indenizados por anos de contribuição de IPTU sem retorno da prefeitura e não ter aumento pra bancar a prefeitura agora que minguou o dinheiro do petróleo. Não vamos pagar essa conta.

    ResponderExcluir